OCBPM e Prefeitura de Olinda inauguram sinalização turística nos atrativos Patrimônio Mundial

OCBPM e Prefeitura de Olinda inauguram sinalização turística nos atrativos Patrimônio Mundial

A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) deu mais um passo na valorização do patrimônio cultural reconhecido pela Unesco no Brasil com a inauguração oficial das novas placas de sinalização turística de Olinda (PE). A solenidade foi realizada nesta terça-feira, dia 13/05, no Palácio dos Governadores, em Olinda.

A ação integra o escopo do projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, da OCBPM, com patrocínio da Vale e do BNDES, por meio da Lei Rouanet, e conta com o apoio do Iphan, da UNESCO e da Prefeitura de Olinda. Estiveram presentes na solenidade o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, a prefeita de Olinda, Mirella Almeida, além de outras autoridades.

As placas, instaladas em pontos estratégicos do sítio histórico, possuem QR Codes que permitem ao visitante acessar conteúdos digitais de cada atrativo. Segundo Mário Nascimento, presidente da OCBPM, “a sinalização turística tem por obrigação orientar, mas também tem o papel de valorizar o atrativo turístico, trazendo a importância da conservação do patrimônio da cidade.” Ao mesmo tempo, contribui para o fortalecimento do turismo: “A sinalização influencia o comportamento do visitante, que passa a conhecer melhor os atrativos e, a partir disso, define seu percurso, amplia sua permanência, consome mais no comércio local e contribui com a economia do município”, afirma.

Para a prefeita, a nova infraestrutura representa um avanço importante para a cidade. “As ladeiras mais famosas do Brasil ganharam uma nova sinalização turística para tornar o Sítio Histórico ainda mais atrativo e acessível para moradores e turistas. Ela facilita muito a experiência de quem vem conhecer as belezas de Olinda e também valoriza o nosso patrimônio”, comemorou a prefeita de Olinda, Mirella Almeida.

A OCBPM foi responsável pela elaboração de todo o projeto executivo da sinalização turística de Olinda, a partir de um robusto diagnóstico técnico, que incluiu visitas de campo ao sítio, registros fotográficos com uso de drones, e reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, representantes do Iphan e outros atores estratégicos. Todo o trabalho foi desenvolvido em conformidade com o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da UNESCO, garantindo o padrão internacional adotado em sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Além do apoio técnico ao longo do projeto, a Prefeitura de Olinda executou as atividades de instalação das 84 novas placas e totens entregues.

Olinda é reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO desde 1982. Seu valor universal excepcional está relacionado ao conjunto de edifícios dos séculos XVII a XIX. Fundada em 1535 como capital da capitania de Pernambuco, Olinda foi um dos principais centros da indústria canavieira do Brasil colonial. A Catedral Alto da Sé, o Palácio Episcopal, a Igreja da Misericórdia e as casas coloridas revestidas de azulejos, distribuídas entre ladeiras e vielas, completam a paisagem que faz de Olinda um lugar único no mundo.

Além de promover a preservação do patrimônio, a sinalização fomenta o desenvolvimento local, impactando positivamente a rede de serviços (hotéis, restaurantes e demais equipamentos turísticos), fortalecendo o turismo como vetor de crescimento sustentável para Olinda e outras cidades patrimônio. Com essa entrega, a OCBPM reforça seu compromisso com a promoção de melhorias estruturais e de gestão nos Sítios do Patrimônio Mundial reconhecidos pela Unesco no Brasil. A entidade atua em cooperação com municípios, órgãos federais e entidades de fomento. 

Foto: Brenda Albuquerque

© 2022-2025. Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial. Todos os direitos reservados.