OCBPM e Prefeitura de São Cristóvão inauguram sinalização turística de padrão internacional

A Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM) promoveu a inauguração oficial das novas placas de sinalização turística dos atrativos patrimônio mundial do sítio histórico, em conjunto com a Prefeitura Municipal de São Cristóvão (SE), a quarta cidade mais antiga do Brasil. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira, dia 14/05, no Convento São Francisco, no Centro Histórico.
A ação integra o projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, promovido pela OCBPM com patrocínio da Vale e do BNDES, através da Lei Rouanet e conta com apoio do Iphan, da Unesco e da Prefeitura de São Cristóvão. Estiveram presentes na solenidade: o presidente da OCBPM, Mário Nascimento, o secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão e diretor administrativo da OCBPM, Marcos Santana, e o prefeito de São Cristóvão, Julio Nascimento, além de outras autoridades e representantes locais.
As placas, instaladas em pontos estratégicos do sítio histórico, possuem QR Codes que permitem ao visitante acessar conteúdos digitais de cada atrativo. Segundo Mário Nascimento, presidente da OCBPM, “a sinalização turística tem por obrigação orientar, mas também tem o papel de valorizar o atrativo turístico, trazendo a importância da conservação do patrimônio da cidade.” Ao mesmo tempo, contribui para o fortalecimento do turismo: “A sinalização influencia o comportamento do visitante, que passa a conhecer melhor os atrativos e, a partir disso, define seu percurso, amplia sua permanência, consome mais no comércio local e contribui com a economia do município”, afirmou o presidente Mário.
Segundo o prefeito Júlio Nascimento, a nova sinalização reforça o compromisso da gestão com o desenvolvimento turístico e econômico da cidade. “Temos trabalhado de forma contínua para transformar São Cristóvão em um destino de visibilidade estadual e nacional. Somos uma cidade rica em história, religiosidade, cultura e lazer, e o turismo é uma das grandes oportunidades que temos estimulado com responsabilidade e planejamento. Com ações como essa, estamos melhorando a experiência do visitante, valorizando nosso patrimônio e movimentando toda a rede de serviços locais, da gastronomia à hotelaria”, destacou o prefeito.
A OCBPM foi responsável pela elaboração do projeto executivo de sinalização turística de São Cristóvão, com base em um diagnóstico técnico que envolveu visitas de campo, registros fotográficos com drones, além de reuniões com a equipe técnica da Prefeitura, do Iphan e outros atores locais. O projeto seguiu integralmente o Guia Brasileiro de Sinalização Turística do Iphan e da UNESCO, assegurando padrão internacional compatível com demais sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Coube à Prefeitura de São Cristóvão executar as ações necessárias para a instalação das 45 novas placas e totens.
São Cristóvão é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 8 de agosto de 2010. A cidade foi fundada em 1590, durante o período da União Ibérica (1580–1640), quando Portugal e Espanha estavam sob o domínio de um mesmo monarca. A Praça São Francisco, principal elemento urbano do sítio, foi traçada de acordo com as Ordenações Filipinas, código legal espanhol utilizado nas colônias ultramarinas durante o reinado de Felipe II. Seu conjunto arquitetônico sintetiza a fusão dos modelos urbanísticos e arquitetônicos de Portugal e Espanha.
Com a nova sinalização, a OCBPM reafirma seu compromisso com a qualificação dos sítios Patrimônio Mundial no Brasil, por meio da valorização do patrimônio cultural, incentivo à visitação qualificada e fortalecimento da economia local. A iniciativa contribui para a melhoria da infraestrutura turística, com impacto positivo em toda a rede de serviços — como restaurantes, hotéis e equipamentos culturais —, consolidando o turismo como vetor de desenvolvimento sustentável.